sexta-feira, 4 de junho de 2010

Raios infravermelhos,raios Infravermelhos e raio X "

Raios Infravermelhos



A aplicação da radiação infravermelha ou termografia é o uso de uma câmera infravermelhas para «ver» ou «medir» a energia térmica que é emitida por todo objeto ou material existente na natureza. A energia térmica ou infravermelha é luz não visível, já que seu comprimento de onda é muito longa para ser detectado pelo olho humano. Faz parte do espectro eletromagnético e é percebida pela pele como sensação de calor. Ao contrário da luz visível, no mundo infravermelho, todos os materiais com uma temperatura acima de zero absoluto emitem calor. Mesmo os objetos muito frios, como cubos de gelo, emitem luz infravermelha.

O que nos causam


Os efeitos dos raios infravermelhos em nosso corpo resultam na expansão das veias de sangue fino, promoção da circulação sangüínea, ativação dos tecidos, promoção do metabolismo e excreção do desperdício de materiais e metais perigosos, levando à regeneração ativada e ao metabolismo fisiológico. Entretanto,os raios infravermelhos de longo alcance asseguram uma vida saudável. Além disso, os raios infravermelhos distantes geram um íon para a neutralização do cátion, resultando na remoção de maus cheiros.

Raios ultravioleta



A radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.

O que nos causam


A radiação Ultravioleta (UV) ao atingir nossa pele penetra profundamente e desencadeia reações imediatas, como as queimaduras solares, as foto alergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. "Provoca também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele",

Raio X




Raios X são basicamente o mesmo que os raios de luz visíveis. Ambos são formas de ondas de energia eletromagnética carregadas por partículas chamadas fótons . A diferença entre raios X e raios de luz visível é a energia dos fótons individualmente. Isto também é chamado de comprimento de onda dos raios. O fóton de um raio X pode ser milhares de vezes mais energético do que um fóton de luz visível.
A maior parte dos raios X no universo surge quando átomos fortemente excitados decaem novamente na sua configuração original. Por exemplo, se um elétron é removido da cápsula orbital de um átomo -- talvez por uma colisão com algo -- então o átomo irá emitir um fóton de raio X ao retornar ao seu estado de equilíbrio. Outra fonte comum de raios X é de um processo chamado de bremsstrahlung, que significa “radiação de quebra” em alemão. Raios X são emitidos quando um feixe altamente energético de partículas carregadas como elétrons é rapidamente desacelerado -- porque se choca contra um alvo metálico, por exemplo.


O que nos causam


No entanto no ser humano a exposição contínua aos raios X podem causar vermelhidão da pele, queimaduras por raios x ou em casos mais graves de exposição, mutações do DNA, morte das células e/ou leucemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário